Pular para o conteúdo principal

ESCALETA - FERRAMENTA DE ROTEIRO

ESCALETA - FERRAMENTA DE ROTEIRO



Uma das ferramentas mais importantes e utilizadas durante a escrita de roteiros audiovisuais é a escaleta. A escaleta é, muitas vez, um pré-roteiro ou um sumário do roteiro. Ela permite ao roteirista enumerar as cenas do roteiro e identificar as ações principais ou o objetivo de cada cena.
Muitas vezes, a escaleta contém o cabeçalho da cena, indicando locação e período, e um breve resumo do que acontece na cena, geralmente algo em torno de 5 linhas. Em alguns casos, a escaleta pode ter um resumo de cena muito mais longo e detalhado, com algumas indicações de diálogo também. Quando a escaleta está praticamente completa e detalhada, com várias indicações de diálogos, ela pode ser chamada de outline, mas esse termo é muito aplicado na construção de série, uma vez que o outline é a escaleta feita por todos os roteiristas da sala de roteiro.
Depois de escrever a escaleta com suas orientações de cena, o roterista finalmente pode começar a escrever seu roteiro, seguindo a ordem cronológica das cenas ou começando pela ordem que bem entender. O importante é que com uma escaleta pronta, o roteirista sempre sabe o que acontecerá na história, cena a cena.
OBS: Vale ressaltar que a escaleta é a última etapa antes da escrita do roteiro e, portanto, há etapas anteriores a ela que servem como um caminho até o roteiro definitivo.

COMO UTILIZAR A ESCALETA NA ESCRITA DAS FANFIC?

Se vocês me perguntarem se pode usar a escaleta na escrita de suas fanfics, eu respondo com toda certeza que SIM. Vocês podem e, até mesmo, devem fazer uso dela, pois ela ajuda e muito a vencer o tão temido bloqueio criativo. Mas como fazer uma escaleta para fanfics?
Bem, uma das formas que eu escrevo a escaleta das minhas fanfic é criando um resumo de cenas para capítulo. Por exemplo:
CAPÍTULO 01:
Cena 01: Protagonista está no quarto quando recebe uma ligação de um número desconhecido. Ele atende e a pessoa do outro da linha se apresenta e pergunta se o protagonista conhece umas pessoas, citando os nomes dos pais dele. O protagonista reconhece que são seus pais, e o homem no telefone informa que eles haviam falecido em um acidente de carro.
Cena 02: Protagonista está no cemitério, chorando, enquanto olha para a lápide do túmulos dos pais. Ele diz um grande monologo interno sobre seguir seus sonhos e orgulhar seus pais e deixa uma flor para cada um dos túmulos.
Esse é um resumo bem simples, mas já dá para ter uma ideia de como funciona a escaleta e como vocês podem utilizá-la. Em geral, eu crio um resumo mais detalhado e até mesmo pontuo alguns diálogos utilizando aspas, mas em geral, quando eu já tenho uma boa noção do que acontece na história, meus resumos tem, em média, até cinco linhas.
Em suma, espero que tenha ficado claro o que é uma escaleta e como utilizá-la na elaboração de suas fanfics. Muito obrigado por lerem até aqui e até a próxima publicação!

As imagens nessa postagem são a escaleta do primeiro episódio da minha futura fanfic de Pokémon e, ao lado, o roteiro que servirá de base para a escrita do texto final do episódio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NARRATIVA CLÁSSICA OU DESING CLÁSSICO: Origem, Propósito e Utilização

NARRATIVA CLÁSSICA OU DESIGN CLÁSSICO: Origem, Propósito E Utilização INTRODUÇÃO Você já leu aos livros da saga Harry Potter ou assistiu aos filmes? E quanto às sagas Jogos Vorazes, Divergente, Senhor dos Anéis e Crepúsculo? A sua infância foi marcada por alguma animação da Disney, da Pixar ou da Dream Works? Talvez você seja fã de super-heróis, como os personagens da Marvel ou da DC, ou, quem sabe, prefere os clássicos de ação como Star Wars, 007 e Missão Impossível. Talvez você seja fã de séries e goste de varar a madrugada maratonando vários episódios em sequência, provavelmente de séries como Game Of Thrones, Breaking Bad, Avatar: The Last Airbender, The Big Bang Theory ou Grey’s Anatomy. Seja qual for a sua preferência, todos os títulos que eu mencionei logo acima são, em sua essência, histórias de grande sucesso, mas você sabia que há uma coisa em comum entre todas elas? Independente se estamos falando dos livros, filmes ou séries, todas essas histórias seguem o mesmo...